quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que faz você correr?





by Patricia Oliveira Santos

Até bem pouco tempo atrás esta pergunta seria respondida com desdem por mim, pois tudo que me fazia correr estava ligado ao cansaço mental.

Correr atras do tempo perdido, pois perdi a hora de acordar... (incrível como eu tenho a impressão de que quando acordo atrasada, passo o dia todo correndo...rs)

Correr atrás das crianças na escola, correr atrás dos filhos em casa, correr para preparar o jantar, antes do marido chegar. Tomar o desjejum correndo no sabado pela manhã para não se atrasar para escola sabatina, almoçar correndo para participar de uma reunião a tarde, correr para não chegar atrasada no compromisso com os amigos e não correr o risco de ser "zuada" por ser a última a chegar...rsrsrs

Porém, ficar parada, me causa desconforto... fico pensando no que poderia ser feito, caso eu "corresse" um pouquinho mais, para terminar alguma atividade. Enfim muita coisa me fazia correr e definitivamente a última coisa que eu queria na vida era de fato "correr"! 

Como vocês puderam perceber, minha correria era desordenada... uns dias mais, outros menos e com o passar dos anos vi que o praticar atividade fisica sistemática era cada dia mais importante. Sei que a correria do dia-a-dia, não substitui a atividade fisica (quem descobriu isso, nunca teve que ficar um dia inteiro correndo atras de um bebe que começou a andar e quer explorar "todos" os cantos da casa e também cuidar da roupa, comida, casa, o outro filho e no final do dia estar linda e feliz para a chegada do marido!...rsrsrs), mas me animar a praticar algum esporte ou exercício físico no final de um dia corrido ainda é um desafio para mim!

Sei que o não praticar esportes, ou atividade fisica regular é tão prejudicial ao corpo quanto o fumar, e para mim que acredito que o meu corpo é Templo do Espírito Santo, essa incoerencia de passar o dia correndo sem me exercitar, foi a cada dia causando um desconforto crescente.

Nesta mesma época, percebi que alguns amigos que também passavam o dia correndo, tinham prazer em finalizar o dia, correndo, e eu me perguntava: qual a graça disto?
Vê-los correndo em volta do lago no condomínio que moramos, não me motivava a correr, mas incitava em mim questionamentos sobre minha qualidade de vida e me fazia reavaliar o motivo pelo qual eu tanto corria e não saia do lugar!

Confesso que por vezes tentei provar da alegria e bem estar que eles referiam ao terminar sua corrida, mas por vezes coloquei meu moletom, meu tênis e saí a caminhar e correr, mas não vía a hora de terminar as quatro voltas que me propunha a fazer e tinha certeza que o bem estar tinha corrido em sentido contrario ao meu, pois eu nunca o encontrava...rsrsrs terminava a caminhada cansada e pensando no que estava por vir, nos compromissos que ficaram esperando minha atividade física ser completada.

Após estas experiências frustantes, fui convidada para as primeiras corridas do Ministério JA.CA.RÉ Running, mas por conta das minhas correrias desordenadas, não pude participar. Mas algo começou a mudar, pois eu comecei a ter vontade de participar e realmente não o fazia, não por preguiça, mas por ter algum compromisso no mesmo horário.

Graças a Deus  e aos amigos os convites não pararam e finalmente a primeira caminhada: 9km na Usp aconteceu! Ver o Edson começar por último e passar pelo menos uns cem corredores, despertou em mim vontade de seguir em frente. Parabéns Edson!

Claro que para quem esta começando, estar acompanhado de amigos, faz muita diferença! Ao longo deste percurso, tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre o "cicuito de corridas" e começar a me ver fazendo parte disso! Obrigada Keli e Emerson por irem no meu ritmo (até chegarmos no 7km. Seu lindo! ...rs) e fazerem com que eu sinta que levo jeito para o negócio!

Enfim, a partir daquela corrida descobri o que para mim faltava, para encontrar a alegria e bem estar depois de uma corrida: AMIGOS! Eles fazem toda diferença. O segredo da corrida para mim, não foi correr como os amigos corriam, mas sim correr junto com eles! 

Claro que ainda falta um pouco para eu de fato, começar a correr. Cada caminhada que faço com meus amigos corredores, me anima a na próxima estar correndo com eles também! 

Decidi mudar minha vida sedentária, mas há muito a ser feito... mas isso não me desanima, pois sei que mudanças graduais tendem a ser mais duradouras e eu não tenho pressa, pois sei que ao meu lado, sempre vai estar um amigo!

Agora já posso responder a pergunta inicial de forma mais leve:
 
O que me faz correr? 
O desejo de ir para o céu, cercada das pessoas que amo!
 
Então, "bora" correr amigos! 

Go runners! 

18 comentários:

  1. Paty, parabéns pelo primeiro post do nosso ministério. É um sonho que começou pequenininho e está tomando forma. Vc realmente entendeu o que sente um runner. Parabéns, Deus continue te motivando e Go Runners!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Zan!
      Fico feliz de perceber a "essência"...rsrsrs e feliz de poder fazer parte deste Ministério!
      Bjo

      Excluir
  2. Paty, vc é o máximo. Adorei seu post. Amei o primeiro post do nosso super Blog. Super bj. Keli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,amiga!
      Que possamos correr juntas rumo ao céu!
      Bjo

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa. Pensar em saude com investimento baixo é positivo. Alguem poderia postar depois algo relacionado com as esteras? Ajudam? O impacto é o mesmo?
    abs.,
    Pablo

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu post, e parabens pela iniciativa... fico orgulhosa de ti...
    Eu ainda estou na parte ..... (" correndo atras de um bebe que começou a andar e quer explorar "todos" os cantos da casa e também cuidar da roupa, comida, casa, o outro filho e no final do dia estar linda e feliz para a chegada do marido!...rsrsrs)....

    Um dia chego lá..
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edy!
      Obrigada pelo comentário. Fico feliz que o Zan tenha criado o blog e me chamado para escrever.
      Logo, logo sua "correria desordenada" acaba e você estará correndo conosco!
      Bjo

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa. Uma sugestão: Poderiam publicar algo referente ao correto uso da esteira e seus cuidados. Quais seriam as vantagens e desvantagens e diferêncas de correr referente ao impacto?

    Pablo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pablito!
      Vou me enterar do assunto e te digo...rs
      Bjo

      Excluir
  6. Parabéns Paty que post Maravilhoso!!!!
    A Corrida me permite me distanciar de tudo e experimentar a solidão que as vezes é tão necessária .ai posso me encontrar comigo mesmo e com Deus Mais que um exercício a corrida se tornou uma linguagem uma maneira nova de me comunicar com Deus!Edson

    ResponderExcluir
  7. Que Deus abençõe muito esse Ministério Jacaré Running!!!!

    ResponderExcluir
  8. A corrida, dizem os médicos, é um dos melhores exercícios aeróbicos, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia. Para muita gente, correr também se tornou uma forma de fazer novas amizades e alargar o círculo social. Nos grupos de corrida, que em geral se reúnem nos fins de semana em parques, praias e ruas, a conversa sobre o novo tipo de tênis ou de camiseta evolui para outros assuntos. Surgem as afinidades entre os corredores, que muitas vezes passam a se encontrar para outras atividades além do esporte. Para os especialistas em corrida, a socialização é a principal explicação para o aumento espetacular na quantidade de associados a grupos de corrida.

    ResponderExcluir
  9. É engraçado ver a mudança de opinião nas pessoas sobre "o praticar exércicios", eu me lembro qdo resolvi tomar essa iniciativa e cuidar um pouco + da minha saúde. Passei por essas mesmas coisas e tive os mesmos pensamentos... Uma dica que eu dou é: ñ desista por + que a preguiça e indisposição peça p/ ficar em ksa... A recompensa vem depois e o bem estar é gratificante... Hj sou viciada em academia, qdo ñ vou me sinto super mal e fico com a sensação de que está faltando algo. Minha meta agora é gostar de correr e pra isso gças a Deus como mencionou a Paty tem os amigos... rsrsrsrs
    Bjossss Adeilza

    ResponderExcluir
  10. Aí eu estou feliz!!!! Preciso desabafar... rsrsr
    Algumas pessoas já sabem que antes de eu me entregar p/ Cristo, eu tinha uma visão completamente deturpada sobre ser um cristão.
    Eu achava que “um cristão” ñ curtia a vida pq vivia bitolado na igreja e sinceramente ñ conseguia visualizar que fossem um grupo divertido, muito pelo contrário imaginava que eram sem graça e viviam de aparências...
    Agora eu não!! Eu me divertia passando noites em claro em baladas, festas e afins... Curtindo músicas seculares, bebendo e querendo mostrar o que eu nunca fui, uma pessoa do mundo.
    Em toda a minha distância da igreja eu sempre soube que um dia estaria lá, mas eu orava a Deus constantemente p/ que Ele esperasse o meu momento e permitisse que eu vivesse td o que quisesse pra depois virar uma “crente careta”.
    Gente Deus é tão maravilhoso e misericordioso que permitiu que eu vivesse o que queria, quebrei muito a minha cara, pois nunca pedia orientação divina. Mas Ele nunca largou da minha mão, foi tão paciente comigo, era como se estivesse me ensinando os primeiros passos e me direcionando ao caminho da verdade. Usou meus familiares que nunca deixaram de orar por mim, até eu me sentir cercada e rendida ao seu amor p/ enfim aceita-lo como meu único Salvador!
    Hoje de coração eu digo que: “Eu nunca fui tão feliz qto sou! Eu nunca me diverti tanto qto nos dias atuais!” Tem sábado que eu chego cansada em ksa de tanta atividade, mas a sensação é maravilhosa pq sei que Ele tem um propósito para minha vida.
    Ser cristão é bem legal, servir a Deus melhor ainda!! A Ele agradeço diariamente por nunca ter desistido de mim e principalmente por não sentir falta de absolutamente nada que o mundo oferece. Ele preenche a minha alma e as de+ coisas são acrescidas através da minha família e amigos... É isso bjos a todos e me liguem na sexta!!! (gente calma o final é só uma piadinha)
    Adeilza; Ade; Dê; tia Dê... rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Adê!
    Fico feliz por ter acompanhado esta mudança e ver hoje sua alegria!
    Servir a Deus é tudo de bom, e ter a certeza que em breve iremos com Ele para o céu é melhor ainda!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Ade, vc me fez chorar !!!!!!!!!!
    Que testemunho maravilhoso. Que Deus maravilhoso, paciente e bondoso que temos ne. Fico feliz de ter te conhecido. Te admiro pela sua historia.
    Super bj e "bora correr (ou pode ser caminhar tb rsrsrs)"
    Keli

    ResponderExcluir